Dirofilariose: O verme do coração
Vai pra praia com seu peludo nessas férias? Então você precisa protegê-lo da Dirofilariose. Popularmente conhecida como “verme do coração”, a Dirofilaria é comum em regiões litorâneas de clima quente, e sua transmissão ocorre através da picada de mosquitos.

Ciclo de transmissão
1: Os vermes adultos tendem a ficar no coração, e estes produzem microfilárias (larvas muito pequenas), que ficam na corrente sanguínea.
2: Quando um mosquito suga o sangue de um animal infectado, ele vai contrair esta microfilária, que irá crescer no mosquito e migrar para sua peça bucal.
3: Após contaminado, ao picar outro animal sadio, o mosquito (Aedes ou Culex) vai transmitir a dirofilariose.

Áreas endêmicas
Cidades do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Nordeste são as principais áreas endêmicas, onde há grande número de mosquitos infectados, representando um

considerável risco de infecção para os peludos saudáveis que vão passear nas praias com seus donos.
Mesmo que seu animal não chegue a ir à praia com você, somente por estar em uma cidade litorânea ele já corre o risco de contrair o verme do coração.
Reconhecendo os sintomas
Os sinais clínicos aparecem devido aos danos que o parasita gera no coração e também nos vasos sanguíneos. Na fase inicial o cão pode permanecer assintomático, e com a evolução da doença os sintomas se tornam presentes. Dentre os principais sinais, estão: dificuldade para respirar, intolerância ao exercício, tosse, perda de peso e mucosas azuladas ou arroxeadas.
Se não tratada a doença pode levar o animal a óbito, por isso é muito importante levar seu animal ao veterinário caso perceba a presença de algum destes sintomas.
“Então meu cão não pode viajar para praia comigo?”
Nada disso, seu melhor amigo pode sim ir com você, basta realizar medidas preventivas para que ele não contraia a doença.
Existem medicamentos que podem ser administrados para proteger seu cão, por isso, se vai viajar para o litoral com o peludo, converse com seu médico veterinário sobre a melhor forma de proteção.
Quem ama, protege!
